quarta-feira, 18 de julho de 2012

Broadway Baby é o espectáculo comemorativo dos 30 anos de carreira dos irmãos Feist - a nova produção da Buzico!



Broadway Baby - A História do Musical Americano estreia no próximo dia 03 de Agosto, no Teatro-Estúdio Mário Viegas, pelas 22h00 e estará em cena todas as sextas e sábados de Agosto, no mesmo horário.


Na zona oeste de Nova Iorque, sensivelmente a partir da rua 42 e quase até Central Park , os teatros sucedem-se, feéricos com os seus cartazes luminosos – são mais de 20, mais de 30, mais de 40 – é a Broadway. Foi nestes teatros que ganhou forma o Musical Americano.


A cantar, o Henrique Feist conta-nos como tudo se passou. Porque é que os teatros se instalaram nesta zona da cidade? Quem foram os primeiros autores? E os primeiros compositores? Que têm de tão especial as canções? Que sonho é este chamado Broadway?


Na verdade, a Broadway existe cada vez que uma qualquer pessoa em qualquer parte da terra assobia o “Night and Day” ou trauteia “I’ve Got You Under My Skin”. A Broadway existe quando vemos filmes como o “West Side Story” , o “Hair” ou o “Dreamgirls”. A Broadway existe quando vemos séries como “Will and Grace” e “Glee”. A Broadway existe em muitos dos discos da Ella Fitzgerald, do Frank Sinatra, da Barbra Streisand ou da Liza MInelli. A Broadway existe porque há sonhos que de tão grandes que são não cabem em mais lado nenhum. A Broadway, mais que uma zona da cidade de Nova Iorque, é um estado de espírito.


Henrique Feist, sobretudo através de canções de cinco dos maiores compositores da Broadway de sempre - Cole Porter, George Gershwin, Irving Berlin, Jerome Kern e Richard Rodgers -, mas não esquecendo todos os outros, faz-nos comungar desse estado de espírito. E é assim que para ir à Broadway, basta ir a Lisboa, subir ao Chiado e comprar bilhete para o Teatro Mário Viegas.


Neste espectáculo, Henrique Feist é acompanhado ao piano pelo seu irmão Nuno Feist, no ano em que os dois irmãos celebram os seus 30 anos de carreira.


Sem comentários: