quinta-feira, 31 de julho de 2008

novidades da fotonovela do nacional

Será que a fotonovela do Teatro Nacional D. Maria II chegou ao fim? O novo conselho de administração já foi escolhido: Maria João Monteiro Brilhante, Maria do Pilar Simões Silva de Castro Soromenho Lourinho e Mónica Braz Almeida.
E agora..., quem vai ser o novo director artísitco? Diogo Infante?
Pelas notícias vindas a público no Expresso online parece que sim. Diogo Infante trabalhou com Mónica Braz Almeida no Teatro Municipal Maria Matos... dúvidas para quê?

-------

Professora universitária assume administração do D. Maria II

A professora da Faculdade de Letras foi hoje nomeada pelo Conselho de Ministros como presidente do conselho de administração do Teatro Nacional D. Maria II.

Maria João Monteiro Brilhante foi hoje nomeada presidente do conselho de administração do Teatro Nacional D. Maria II, cargo em que substituirá Carlos Fragateiro, exonerado do cargo pelas tutelas da instituição, os ministérios da Cultura e das Finanças.

O conselho de administração do Teatro Nacional D. Maria II, presidido Carlos Fragateiro, foi "dissolvido" por despacho conjunto dos Ministérios da Cultura e das Finanças, datado de segunda-feira.

Como vogais do novo conselho de administração foram nomeadas Maria do Pilar Simões Silva de Castro Soromenho Lourinho, licenciada na área financeira, e Mónica Braz Almeida, licenciada e com experiência da produção teatral.

Os nomes que integram o novo conselho de administração do Teatro Nacional D. Maria II foram hoje anunciados pelo ministro da Cultura, na conferência de imprensa realizada no final da reunião semanal do Conselho de Ministros.

"É o recomeçar da vida do D. Maria II", afirmou o ministro da Cultura José António Pinto Ribeiro, apontando como objectivos do novo conselho de administração fazer uma gestão e programação do Teatro com "qualidade, rigor e transparência"

Pinto Ribeiro disse, ainda, esperar que o novo conselho de administração leve a cabo a tarefa de encontrar para aquele espaço "um repertório de referência de língua portuguesa e não só" e "recredibilize" o Teatro D. Maria II.

Quanto à possibilidade de o actor e encenador Diogo Infante vir a assumir a direcção artística do D. Maria II, o ministro da Cultura declarou não ter nada a dizer sobre o assunto.

"O ministério - frisou - não nomeia ninguém para a direcção artística, essa é uma competência do conselho de administração, que se reunirá muito proximamente".

A nomeação da nova equipa administrativa do Dona Maria II culmina semanas de especulação em torno da permanência ou não de Fragateiro no cargo e sua substituição por Diogo Infante, o actor várias vezes apontado nos "media" como provável sucessor.

Quarta-feira, Fragateiro acusou o ministro da Cultura de autoritarismo e anunciou a intenção de levar a sua exoneração a tribunal.

in Expresso online, 31-VII-2008

-------

Quem são as novas mulheres do Nacional

Maria João Brilhante, a nova presidente do Conselho de Administração do Teatro Nacional D. Maria II, traz na bagagem toda uma carreira académica na área dos Estudos de Teatro. Com um mestrado e doutoramento nessa área e a trabalhar há anos no Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi ainda crítica de teatro na imprensa.

Com larga experiência em produção teatral, Mónica Braz Almeida aumenta as hipóteses de nomeação de Diogo Infante para o cargo de director artístico do Nacional. A nova vogal do CA do D. Maria tem trabalhado com o actor e encenador deste que este dirige o Teatro Municipal Maria Matos. Uma vez que o ministro da Cultura, em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros de hoje, remeteu para este conselho de Administração a escolha do novo director, a decisão da nova vogal poderá vir a pesar bastante a favor de Diogo Infante. A Mónica Almeida são-lhe ainda conhecidos méritos no trabalho que desenvolveu com a companhia Teatro Meridional.

Já Maria do Pilar Simões Silva de Castro Soromenho Lourinho é uma ilustre desconhecida no meio das artes nacionais mas é tida como boa gestora, tendo trabalhado até ao momento no âmbito da área financeira.

Alexandra Carita, in Expresso online, 31-VII-2008

Sem comentários: