domingo, 13 de julho de 2014

"E depois do amor / E depois de nós, o adeus / O ficarmos sós!!!"

Desde o primeiro dia, ou melhor, desde que vi o primeiro ensaio, quase corrido, que estou com vontade de escrever sobre o espectáculo 74.14, mas ainda não o tinha conseguido fazer. A estreia passou, os dias passarm, as semanas também e acabei por não conseguir escrever nada. Depois da estreia fui assistindo nas redes sociais, aos vários posts, dos intervenientes no espectáculo, amigos, mas principalmente do público em geral. Fui também assistindo ao surgir das fotografias dos vários fotógrafos que acompanharam o espectáculo no Coliseu dos Recreios de Lisboa, na sala e nos bastidores. Posso dizer, que o saldo, felizmente, é bem mais do que positivo. Fui absorvendo, ao longo dos dias, todos os textos e imagens, como se tratassem de uma corrente eléctrica, que carregava as minhas baterias, gastas durante todo o tempo de pré-produção e produção do espectáculo 74.14, principalmente na recta final; última semana.


Este projecto, na sua gênese, foi uma aventura desenha pelo amigo Henrique Feist, para lançar a sua própria produtora, a ArtFeist Produções Artísticas, mas acabou por contar com o meu apoio, através da Buzico! Produções Artísticas, para produzirmos mais uma vez juntos, um projecto dele. Até à data, já tínhamos produzimos dois espectáculos da sua autoria: Broadway Baby - A História do Musical Americano e Esta Vida É Uma Cantiga

fotografia de Miguel Carriçofotografia de Miguel Carriço


A nossa aventura de produção do espectáculo 74.14, começou logo com a escolha do elenco, mas principalmente, com a definição do que é que o Henrique queria, como: número de cantores, de elementos do coro, de bailarinos e de orquestra. A partir do momento em que isso ficou determinado, o Henrique, então, começou um longo e árduo trabalho, o de escrita e depois de dirigir o espectáculo.

Logo nas primeiras leituras do texto do espectáculo, percebi que tínhamos mais um sucesso em mãos. Mais uma vez senti, que estávamos a trabalhar em prol do público: o nosso e aquele que ainda não conhece bem o nosso trabalho. Sim, porque o principal objectivo, pelo qual produzimos espectáculos é: entreter o nosso público e sempre que possível atrair novos públicos. Posso dizer, com segurança, "prova superada".

Os ensaios e toda a preparação do espectáculo, foi um processo muito complicado, mas mais uma vez digo, "prova superada". Tínhamos que coordenar as disponibilidades de todos (cantores, bailarinos, coreógrafos, maestro e direcção artística) para os ensaios, criar o cenário, escolher o guarda-roupa e como não podia deixar ser, até porque estamos em Portugal, tratar de toda a burocracia necessária para apresentar um espectáculo ao público, mais uma vez digo "prova superada".


As escolhas artísticas de Henrique Feist, não podiam ter sido as melhores: o maestro Nuno Feist, também responsável pelos arranjos dos temas interpretados no espectáculo, como sempre no seu melhor; os coreógrafos Clare Feist e Marco Mercier, cada um responsável por dois blocos de décadas, magníficos nas suas escolhas para cada um dos temas que pedia uma coreografia; os intérpretes Lúcia MonizFFVanessaRui AndradeSuzy e o próprio Henrique Feist, os elementos do coro e também solistas, Daniel GalvãoJoana AlmeidaJonas Cardoso e Sandy Soares foram irrepreensíveis, fazendo suas as canções que marcaram estes 40 anos. Os bailarinos: AndreiaJonasKelly e Marcelo, foram exímios na execução das coreografias que lhes foram pedidas, e acrescentaram um brilho muito especial a todo o espectáculo. Os músicos, ou melhor a orquestra, mostraram uma unidade melódica coerente, que realçou, tanto o seu trabalho, bem como, os arranjos e a direcção do maestro Nuno Feist.

As várias equipas que trabalharam nos bastidores do espectáculo (assistente de direcção artística, assistentes de guarda-roupa, direcção de cena, maquilhagem, cabelos, som, luzes e produção) estão todos de parabéns; se não fosse a perfeita combinação de todos, nada disto teria sido também possível. Por isto mesmo, muito obrigado: Bruno RosaIsabel GuerreioPaulo SantosSara VillasSara GarrinhasRicardo FigueiredoTita Costa,Elsa Abrantes, e muito em especial Ricardo SpínolaRicardo Diniz e Clara Faria Artur.

Não podia faltar um obrigado à equipa do Coliseu dos Recreios de Lisboa, que mais uma vez nos recebeu de braços abertos.

Não posso terminar os agradecimentos, sem agradecer a todos os que me aconpanham no dia-a-dia da Buzico! Produções Artísticas, sem os quais nada disto seria possível, o meu eterno obrigado: ClaraRicardinho e Bruno.

Last but not least, foi, é e será sempre um prazer trabalhar com os meus amigos Henrique Feist e Ricardo Spínola; foi, é e será sempre um motivo de orgulho para mim e para aBuzico! Produções Artísticas, dividir convosco, através da ArtFeist Produções Artísticas, a produção de qualquer espectáculo. Obrigado por partilhar convosco estes projectos.

Bem hajam a todos.

Saudações Teatrais

Duarte Nuno Vasconcellos

Buzico! Produções Artísticas

fotografia de Miguel Carriço

Sem comentários: