quinta-feira, 14 de abril de 2011

Juvenal Garcês desafia a crise com a arma do riso



Porque rir é o melhor remédio – até para a crise que atravessamos – a Companhia Teatral do Chiado estreia dia 14 de Abril, às 21h00, no Teatro Estúdio Mário Viegas, em Lisboa, ‘Maria, Cavakov e tudo o mais!’, um espectáculo de humor burlesco que mistura textos de Anton Tchekov com músicas de Charlie Chaplin e a poesia de Alexandre O’Neill.

Assim que o pano sobe há um cómico, vestido de Charlot, que executa um número cómico sem palavras. Pouco depois, começa a falar: é ‘O Pedido de Casamento’, um dos dois pequenos textos que Tchekov escreveu em início de carreira e que Juvenal Garcês decidiu usar num espectáculo onde se conta uma história de amor e que terá, para contentamento geral, um final feliz.

“São textos muito bonitos, de que gosto muito, e que decidi juntar neste espectáculo que é uma espécie de manta de retalhos bem cosida, onde o humor e a poesia se juntam”, explica o encenador, que volta a usar a colagem para a construção de um trabalho de entretenimento a lembrar os espectáculos de cabaret.

Quanto ao sugestivo título, saiba-se que ‘Maria’ e ‘Cavakov’ são os nomes dos simpáticos cães que entram neste espectáculo para roubar a cena aos actores e que, no contexto da acção, são pretexto para discussões entre os heróis Natalya e Ivan.

Para o encenador Juvenal Garcês este é “o espectáculo certo para o momento”, antídoto à depressão que assola o País. “Já que a política não parece salvar-nos, talvez o teatro o faça: é preciso rir e é preciso reagir”, diz.

Em palco, o espectador encontrará os actores Duarte Grilo, Fábio Sousa e João Carracedo. Ver às sextas e sábados, sempre às 21h00.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários: