domingo, 3 de maio de 2009

Morreu Augusto Boal

Embaixador da UNESCO para o teatro faleceu aos 78 anos.

O dramaturgo brasileiro Augusto Boal, embaixador da UNESCO para o teatro, morreu de madrugada no Rio de Janeiro, aos 78 anos, devido a uma insuficiência respiratória, revelou a família.
Fundador do denominado "Teatro do Oprimido", método que pretende mostrar que cada um pode ser "actor" da sua própria vida, Augusto Boal padecia de leucemia e estava internado há alguns dias devido a problemas respiratórios.

De ascendência portuguesa, Augusto Boal nasceu no Rio de Janeiro em Março de 1931, integrou o Teatro de Arena de São Paulo e durante a ditadura militar que governou o Brasil entre 1964 e 1985 esteve exilado em vários países.
Portugal foi um desses países, onde, na segunda metade da década de 1970, o dramaturgo viveu dois anos e trabalhou com A Barraca, onde assinou a peça "A Barraca Conta Tiradentes" e adaptou "Lisístrata" de Aristófanes.
Enquanto viveu exilado em Lisboa, o músico Chico Buarque dedicou-lhe uma carta em forma de música, intitulada "Meu Caro Amigo", gravada no álbum "Meus Caros Amigos" (1976).
Augusto Boal, que entendia o teatro como instrumento de emancipação política e de intervenção social transversal a várias áreas, foi o autor este ano da mensagem internacional do Dia Mundial do Teatro.
Indicado para o Prémio Nobel da Paz em 2008, por causa do seu trabalho com o Teatro do Oprimido, Augusto Boal foi eleito em Março desde ano embaixador da UNESCO para o teatro.
A sua obra está traduzida em mais de vinte línguas.


«Morreu Augusto Boal - Embaixador da UNESCO para o teatro faleceu aos 78 anos», in SIC Online

Sem comentários: