terça-feira, 10 de março de 2009

Quadro de Shakespeare foi mostrado ontem pela primeira vez

Novo retrato é considerado o único de Shakespeare pintado durante a sua vida

Um retrato que pertence a uma família inglesa há cerca de 300 anos foi hoje apresentado como sendo o único retrato de William Shakespeare pintado enquanto ele era vivo. Hoje foi devolvido a Londres, depois de ter sido recentemente identificado numa colecção privada.

Stanley Wells, considerado o maior especialista em Shakespeare, presidente do Shakespeare Birthplace Trust e professor jubilado de estudos sobre Shakespeare na Universidade de Birmingham, revelou hoje em Londres o que acredita ser o único retrato do dramaturgo que o retratará como era em vida.A identificação desta pintura representa um grande desenvolvimento na história dos retratos shakespearianos, afirma Wells. Até hoje, apenas duas imagens foram largamente aceites como tendo parecenças genuínas Shakespeare. Uma é um busto esculpido pouco depois da morte do dramaturgo, que se encontra na igreja da Santíssima Trindade (Holy Trinity) em Stratford-upon-Avon, onde Shakespeare foi sepultado. A outra é uma gravura em cobre datada de 1623, inserida na primeira página do seu “Primeiro Fólio” (First Folio), volume que reuniu a obra de Shakespeare e foi publicado postumamente em 1623.“Este novo retrato é uma pintura muito fina", diz Wells. Foram feitos uma série de testes, que incluíram exames de raios X e datação da madeira em que foi pintado. Estes permitiram concluir que a pintura a óleo em madeira datava de cerca de 1610 e que tinha servido como fonte para muitos outros retratos do dramaturgo. Quer isto dizer que foi pintado enquanto Shakespeare ainda era vivo. "Embora sejam provas circunstanciais, são na minha opinião arrebatadoras. Trata-se de um retrato de Shakespeare, feito enquanto era vivo e encomendada pelo conde de Southampton e acredito que pode certamente ter servido como a base para o retrato da gravura de Shakespeare, publicada no 'Primeiro Folio'”, declarou Wells.O conde de Sothampton foi patrono de Shakespeare e, segundo alguns especialistas da obra do dramaturgo, o conde é o “fair youth”, um jovem sem nome a quem se dirigem alguns sonetos de Shakespeare.A pintura permaneceu durante séculos na Casa Newbridge, que pertence à família Cobbe, perto de Dublin (Irlanda) e até recentemente ninguém suspeitava que pudesse ser um retrato do maior escritor britânico.Há três anos atrás, um membro da família proprietária do quadro, Alec Cobbe, restaurador de arte, reparou, durante uma visita à National Portait Gallery, que uma das pinturas exibidas na exposição “À Procura de Shakespeare“ - uma mostra de vários retratos que, ao longo dos anos, foram sugeridos como sendo de Shakespeare -, era muito parecida com o retrato que pertencia à colecção de arte da sua família. Cobbe levou o seu retrato à National Portrait Gallery para ser comparado com a pintura conhecida como o retrato “Janssen”, por se pensar ser da autoria do pintor flamengo Cornelis Janssen. Este tinha sido emprestado para a exposição pela Folger Shakespeare Library em Washington (EUA), que detém um grande espólio de Shakespeare e que se acreditava ser uma cópia de uma pintura anterior.Segundo a revista "Time", Alec Cobbe terá pedido ajuda ao seu amigo Stanley Wells.
Os dois homens conseguiram que o quadro fosse submetido a uma série de testes, dos quais resultaram fortes indícios de que a pintura a óleo em madeira tinha sido a fonte de muitos outros retratos do dramaturgo. Wells tem agora a certeza disso. “Não creio que alguém que olhe para ele [o retrato Cobbe] e tenha dúvidas de que se trata da pintura original". Considera que “é um retrato muito mais vivo, com uma face muito mais alerta, uma cara muito mais inteligente e simpática”.
Wells nota também que o recém-descoberto retrato de Shakespeare pode também alterar a ideia geral que se tem sobre o escritor. “O retrato revela agora um homem com substância”. Embora Shakespeare seja descendente de uma família relativamente humilde, tornou-se um homem muito rico. "O retrato Cobbe vai mostrar às pessoas um homem de um 'status' social elevado. Está muito bem vestido. Muitas pessoas têm a imagem errada de Shakespeare e fico muito satisfeito por a imagem confirmar a ideia que tinha dele – é o retrato de um ‘gentleman’” disse à "Time".O retrato Cobbe será apresentado ao público no Shakespeare Birthplace Trust em Stratford-upon-Avon a partir do dia 23 de Abril, que coincide com o aniversário do seu nascimento em 1564 e da sua morte em 1616.

"Novo retrato é considerado o único de Shakespeare pintado durante a sua vida" in Publico.pt

Sem comentários: