domingo, 22 de fevereiro de 2009

Carnaval da Madeira

Desfile astronómico na avenida
Cores exuberantes, sensualidade e muita irreverência marcaram o desfile alegórico de ontem à noite

O desfile alegórico de Carnaval de ontem à noite arrancou com um fogo-de-artifício que soube a pouco. Ainda assim as milhares de pessoas que desceram até à cidade aplaudiram o espectáculo pirotécnico que pintou os céus com cores garridas idênticas às utilizadas pelas sete trupes que participaram no desfile.

O projecto do decorador João Egídio 'inaugurou' o cortejo, apresentando às milhares de pessoas um carro alegórico onde figuravam cinco figuras mitológicas.
Os ritmos do samba dos 'Cariocas' misturaram-se com as cores amarela, vermelha e branca. Nem o presidente do Governo Regional ficou indiferente e também deixou a tribuna para dar um pé de dança com os figurantes. Já a 'Fábrica dos Sonhos' apostou em cores quentes como o azul turquesa e o laranja que coloriram a avenida. Só os turistas se deixaram contagiar com as músicas e com as coreografias apresentadas.
Um desses momentos aconteceu com os 'Veteranos da Folia' por força das músicas do grupo sueco 'Abba'. Os sorrisos e a elegância dos corpos das bailarinas embelezaram a apresentação desta trupe.
De Câmara de Lobos, a 'Turma do Funil' apostou também em temas musicais brasileiros predominando nos fatos a cor amarela e também o dourado. Mais uma vez Alberto João Jardim juntou-se aos foliões para dar animação à trupe.
A irreverência, a sensualidade e a presença de mulheres bonitas caracterizaram a trupe 'Caneca Furada'. A beleza de Marina Rodrigues, acompanhada por manequins, foi bastante notada pela assistência que, porém, esteve pouco activa. A elegância aqueceu o desempenho desta trupe que contou com a presença do vereador Pedro Calado.
A associação 'Geringonça' primou pela diversidade das cores e dos adereços com a ala das baianas a dar um toque de sofisticação à trupe.
Aos poucos, o cortejo chegava ao fim com o fecho a cargo do 'Fura Samba'. A música conhecida dos ingleses 'Bee Gees' arrancaram muitos aplausos da plateia.
Madeirenses e turistas não quiseram perder o cortejo. Todos os anos é tradição para Helena Soares e a família sair do Estreito de Câmara de Lobos em direcção ao Funchal para ver o desfile.
A vida de casa é organizada em função da hora do cortejo.
Conceição Macedo é de São Miguel, Açores, está cá de férias e aproveitou para assistir ao Carnaval por ser "parecido com o do Brasil".
Filipe Gonçalves, "Desfile astronómico na avenida", in DNoticias.pt

Sem comentários: