quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Quero Isto para o Natal



Património. Programa da RTP pode ser adquirido 25 anos depois

Herman José destaca Tony Silva e diz que agora já sente carinho e orgulho em 'O Tal Canal'

"Não me chame 'condensa' que me põe tensa", "Ai, querida, é tão terra a terra, tão heróis do mar...", "imeeensa paprica", "que pomada!" ou "olá juventude" são expressões que ficaram na memória e algumas no léxico nacional. E todas pertencem a O Tal Canal, de Herman José, que volta a poder ser visto 25 anos depois, agora em DVD, por 34,95 euros, mesmo a tempo da consumista época de Natal.

Corria o ano de 1983 quando os portugueses começaram a ver um programa de humor que parodiava a própria televisão e, com isso, o próprio País. Há um humor antes e depois de O Tal Canal? "Seria uma imodéstia dizer isso", respondeu de imediato Herman José ao DN. "Mas o programa foi um êxito. O impacto foi de tal maneira grande que houve uma ruptura com o humor mais revisteiro que se fazia", explicou o "verdadeiro artista", como também ficou conhecido o humorista por causa da personagem Serafim Saudade de Hermanias. "A ideia de um programa na televisão surgiu em 1979 de um minigrupo. Até pensámos que o nome seria Hermanias, mas o programa foi recusado. Depois houve a oportunidade de o fazer mais tarde, com o nome O Tal Canal, quando o PS ganhou as eleições e o José Niza foi para a RTP. Ele fez parte de uma gente mais atrevida na televisão pública. Parte dos louros de O Tal Canal é dele. É preciso não esquecer que cinco anos depois tive um programa [Humor de Perdição] censurado e retirado do ar", relembrou.

A personagem que mais o marcou no programa foi Tony Silva, o cantor hispânico "creador" de toda a música "ró". "Ele nasceu antes, no Passeio dos Alegres. N'O Tal Canal autonomizou-se e cresceu. Mas talvez a que tenha marcado mais as pessoas tenha sido o José Estebes. Lembro-me de que a direcção da RTP teve dúvidas se a personagem ia ferir suscep-tibilidades das pessoas do Porto. E com razão. Mas foram as pessoas do Norte que mais acarinharam o Estebes e foi um sucesso enorme", contou Herman José.

E porquê satirizar a televisão? "Porque era a maneira mais fácil de chegar às pessoas nos anos 80. Tudo o que acontecia aparecia na televisão, com dois canais. E não como agora em que tudo é mais disperso com dezenas de canais, Internet... Naquela altura, o País parava para ver uma telenovela", explicou. Orgulha-se d'O Tal Canal? "Houve uma altura em que não. Hoje, sim. Tenho uma visão mais distanciada. Foi um programa mais amador e olho para ele com carinho."
Diário de Notícias, 27 de Novembro de 2008

1 comentário:

nuno vasconcelos disse...

eu tamb+em quero isto para o Natal... que saudades... eu também gostava que a RTP gravasse em DVD a série "Gente Fina É Outra Coisa"