quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Os 80 Anos do Rato Mickey


A personagem de Mickey nasceu a 18 de Novembro de 1928, e a dobragem da sua voz foi feita pelo próprio Walt Disney (entre 1928 e 1946). Evoluiu de uma simples personagem de cartooning e tiras cómicas para uma das personagens mais conhecidas em todo o mundo. Depois de Walt Disney, foi James G. MacDonald que assumiu a voz do Rato Mickey e, desde 1983, passou a ser Wayne Allwine, um aprendiz de James G. MacDonald.

Inicialmente baptizada de Mortimer, a personagem teve o nome alterado para Mickey Mouse por sugestão de Lillian , esposa de Walt Disney, que considerava o primeiro nome formal demais para a personagem.

Na banda desenhada actual, em papel, o seu melhor amigo é o Pateta; Mickey tem ainda o cão Pluto e uma namorada, Minnie. Há uma série de histórias em que aparece a personagem Esquálidus, criada por Floyd Gottfredson. Em certas histórias, Mickey costumava andar com o Pato Donald (segundo a tradução brasileira, ambos moram na mesma cidade, Patópolis), mas os universos dos dois são separados.

Tipicamente, Mickey surge em calções vermelhos e sapatos amarelos, uma homenagem que o seu criador, Walt Disney, fez à Ordem DeMolay, da qual era membro. Em outra série de histórias, são abordados variadíssimos temas; numa delas, Mickey é um detective, e veste casaco e todo o traje costumeiro. Um dos temas mais conhecidos é o duelo constante com o inimigo Bafo-de-Onça, e um outro as várias situações em que enfrenta o Mancha Negra.

Em Portugal e no Brasil a publicação das bandas desenhadas coube à Editora Abril. Além de ter o seu próprio título mensal, Mickey foi destacado como personagem num dos manuais Disney e no Grande Livro Disney (1977).

Em baixo, o primeiro cartoon do Rato Mickey (ou Mickey Mouse), de Walt Disney:

Sem comentários: